segunda-feira, 29 de julho de 2024

Pesquisa presidencial, candidata discarada a fraude

 

A Paraná Pesquisas, entre outros institutos tem publicado pesquisas para presidente da republica simulando as eleições de 2026. Não queremos falar sobre os números apresentados e muito menos comentar sobre eles, mas analisarmos a metodologia aplicada. Todos os dias somos questionados sobre metodologia de pesquisa e sobre a forma de aplicá-la. Como forma de responder aos questionamentos que nos fazem, gostaríamos que o amigo leitor ponderasse sobre os aspectos que vamos levantar a seguir.
A "Paraná Pesquisas" anunciou que fez a pesquisa com 2026 pessoas entrevistadas em 26 estados e 164 municípios. Portanto analise amigo leitor, 2026 : 26 = 78 pessoas por estado???!!!
E 2026 : 164=12 pessoas por município???!!!
Se aplicarmos uma regra básica que é a proporcionalidade do maior para o menor, considerando os maiores estados São Paulo,  Rio de Janeiro e Minas Gerais, nos menores estados teriam sido feitas quantas entrevistas (meia dúzia?).  Se foram considerados pela média geral de 78 por estado estaria sendo ferida a regra básica da proporcionalidade. Com certeza só essa analise me permite considerar com absoluta segurança que a pesquisa esta "furada" e/ou fraudulenta. Se fizer a análise por municipio, 2026 para 164. Doze entrevista por município, é uma verdadeira piada.
Entretanto a chamada grande mídia aceita e publica sem nenhum questionamento. Pois é assim que "faturam" para ajudar no processo de manipulação da população que sem conhecimento aceita tudo o que vem das chamadas mídias tradicionais.
Ao amigo leitor, um conselho, não se deixem enganar, pense, analise e rejeite tais pesquisas.