quarta-feira, 3 de agosto de 2022

Lideranças buscam inclusão do curso de Psicologia na Unioeste de Francisco Beltrão

Deputado e diretor do CCH estiveram em reunião na SETI

        Na terça-feira, 26, o deputado Reichembach (PSD) esteve na Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI) para tratar sobre a inclusão do curso de Psicologia no campus da Unioeste de Francisco Beltrão. Na oportunidade, ele esteve acompanhado do professor doutor Ricardo Carvalho, diretor do Centro de Ciências Humanas (CCH) da instituição. Eles foram recebidos pelo diretor geral da SETI, Michel Samaha, e pela professora Gisele Miyoko, que representaram o superintendente Aldo Bona.

Reichembach ressalta que este é um anseio da comunidade acadêmica e também da sociedade. "Um dos papéis da universidade é dar suporte aos governos a partir da prestação de serviços, e não seria diferente no caso da Psicologia, que poderia prestar atendimento interno aos alunos e funcionários, e também um atendimento à comunidade", ressalta.

O diretor Ricardo Carvalho reafirma a importância da iniciativa. "Cada vez mais as pessoas têm procurado acompanhamento psicológico, e com a inclusão do curso na nossa universidade, essa seria uma oportunidade de atendimento à população através das clínicas do próprio curso, além da formação de profissionais capacitados para o mercado de trabalho", ressalta.

DADOS –  Um estudo feito pela Associação Brasileira de Psicologia da Saúde revelou que mais de 80% dos psicólogos tiveram aumento de demanda de pacientes durante a pandemia. Doenças como ansiedade e depressão têm sido mais relatadas pelos brasileiros, assim como a procura por atendimento psicológico, tanto da rede pública, como na privada.

O Brasil se tornou o quinto país no ranking mundial onde as pessoas mais sentiram os efeitos da pandemia, como a perda de amigos e familiares, medo da morte ou até mesmo o isolamento social.