terça-feira, 22 de fevereiro de 2022

FAMÍLIA - Cinco dicas que podem mudar a sua vida

 

Vigiai e orai  

Esse texto nos fala de dois imperativos, entretanto neste momento vamos abordar apenas o primeiro, que refere-se a algo que depende axclusivamente de nós. Oramos quando precisamos de algo que não está ao nosso alcance, que só Deus pode fazer, mas o vigiar é algo que depende de uma ação totalmente humana, Deus não vigia por nós.

Mas, o que é vigiar então? Vamos falar aqui de cinco dicas de vigilância, que podem mudar a sua vida e de sua família. São cinco dicas, mas a primeira é fundamental, pois é a partir dela que todas as outras passam a existir. Trata-se da vigilância que precisamos ter com nossos “olhos e ouvidos”. Absolutamente tudo o que entra em nossas vidas, são através do que vemos e ouvimos. Portanto se vigiarmos essas fontes de vida, poderemos mudar todas as demais coisas, inclusive o nosso destino e de nossa família.

Primeira dica - Vigie o que você vê e ouve, seja na televisão, nos filmes, nas mensagens, nos grupos de amigos, o que você lê e enfim, tudo o que faz parte do que entra em você através do olhar e do ouvir; porque tudo isso é o que formará os teus pensamentos e sentimentos.

Segunda dica - Vigie os teus pensamentos e sentimentos, pois eles formarão as tuas palavras e ações. O dito popular “fiz ou falei sem pensar”, é falso e não existe. tudo o que falamos ou fazemos passa de alguma forma primeiro em nossa mente. Os nossos sentimentos da mesma forma... Pode até haver o famoso “amor a primeira vista” mas jamais você irá ou conseguira ter qualquer tipo de sentimento por algo ou alguém que você não viu ou ouviu falar. 

Terceira dica - Vigie  tuas palavras e ações, pois elas formarão teu hábitos e costumes. Comprovado através de pesquisas, embora o número seja discutido, aquilo que fazemos por 21 vezes ou mais de forma continua, torna-se hábito. Ou seja, a partir dali vamos fazer até mesmo sem perceber  Além disso, a partir desse ítem, temos mais uma razão para vigiar, pois se o que vemos, ouvimos, pensamos e sentimentos afetam apenas a nós mesmos (de forma direta), porém nossas palavras, ações, hábitos e costumes passam a afetar a terceiros. O cuidado a partir desse ítem precisa ser dobrado.

Quarta dica - Vigie teus hábitos e costumes, pois eles formarão o teu caráter e tua personalidade (mesmo que você nem perceba), que é o que de fato você é na vida. Você será visto e identificado pelos que estão a sua volta, inclusive a família e a sociedade, pelo que você faz sempre (hábitos e costumes) e assim será julgado. Engana-se aqueles que dizem que só Deus pode mudar o caráter de uma pessoa. Observe que se mudarmos a partir da primeira dica e mudarmos até aqui, ou seja, os hábitos e constumes, vamos estar mudando sim o nosso caráter e a nossa personalidade.

Quinta dica - Vigie o teu caráter e tua personalidade (que são a tua vida), pois são eles que irão te aproximar ou afastar de Deus e da verdadeira felicidade.

Finalizando - Observe essas cinco pequenas dicas e você poderá mudar a tua vida e o teu destino. Preste atenção que tudo começa pelo que você vê e ouve. Lembre-se ainda que tudo o que você vai ver e ler através do Blog/Revista Vanguarda tem o objetivo de te aproximar de Deus e da felicidade.