quarta-feira, 23 de fevereiro de 2022

Pequenos detalhes fazem grande diferença

Um dia desses, o cadeado do portão principal do lugar onde moro estava meio emperrado. Exposto à chuva e ao sol, acabou por enferrujar por dentro, dificultando o movimento da chave.  A ideia de solucionar o problema comprando um cadeado novo foi interrompida por um sábio conselho: “Tente desengripante”. E fui então testar o novo produto, que ainda não fazia parte da minha lista de compras. O tal desengripante é um poderoso spray redutor de atritos que pode ser usado em janelas emperradas, fechaduras ressecadas, parafusos apertados e... cadeados. Uma maravilha. 

Facilitou a vida de todos que utilizam o cadeado: mais rapidez ao entrar e ao sair, menos risco de quebrar a chave, alívio ao ter de abrir o cadeado na chuva. Um simples produto, uma única aplicação – e uma grande diferença. Como disse Sherlock Holmes, o fictício investigador de crimes, “os pequenos detalhes são sempre os mais importantes”.   Talvez já saibamos disso, porque, afinal, os detalhes fazem parte do nosso dia a dia. O cravo do beijinho, as sementes de maracujá em cima da mousse, a pitada de manjericão na comida, a vela do bolo de aniversário, o botão da blusa, o batom dos lábios, os acentos das palavras, a bainha das calças, etc...


Só quando nos deparamos com a falta de detalhes é que percebemos a importância deles. Afinal, basta vermos uma pessoa andando na rua com a barra da calça arrastando no chão para pensarmos: “Uma

bainha nessa calça cairia bem”. Pode até ser uma calça caríssima, moderna, bonita. Não importa. Nada disso vai justificar a falta de um único detalhe: uma boa bainha.

Por pertencermos ao Senhor, somos chamados a fazer a diferença nesse mundo por meio das nossas atitudes. Ser sal e luz na vida das pessoas, conhecidas e desconhecidas. Por meio de nós, muitos outros podem ser abençoados. E de que forma? De qualquer forma.  Colossenses 3.23 nos traz esta verdade: “Tudo o que fizerem, façam de todo o coração, como para o Senhor, e não para os homens, sabendo que receberão do Senhor a recompensa da herança. É a Cristo, o Senhor, que vocês estão servindo”.

“Tudo” inclui detalhes. Os pequenos gestos que podem causar um grande impacto na vida de alguém. Ceder um lugar no ônibus, cantar para um idoso, carregar as compras de alguém, dar a vez no trânsito, pregar um botão na roupa, cuidar de uma criança inquieta, pegar o lixo do chão, limpar o banheiro da igreja, presentear alguém sem motivo, elogiar, dar carona, dizer “eu te amo”, sorrir. Coisas aparentemente insignificantes e que até podem passar despercebidas aos olhos das pessoas, mas que Deus nos pede para fazer de todo o coração. E, nessas coisas, ele será glorificado. Nos detalhes, teremos incríveis oportunidades de testemunhar e alegrar o Senhor – e essas coisas serão mais importantes do que aquelas que pensamos ser importantes.

Talvez Deus nos dê também grandes tarefas: liderar multidões, pregar, discipular, ensinar, gravar um CD, escrever um livro. Porém, quando entendemos que estamos fazendo para ele e não para as pessoas, não faz diferença se é um detalhe ou algo notável, se tem alguém olhando ou se estamos no anonimato, porque fazemos com o mesmo amor. Vamos sair pelo mundo enriquecendo-o com detalhes. Coloquemo-nos à disposição – o Senhor nos dará oportunidades de semear alegria por onde nós passarmos.