sábado, 10 de janeiro de 2026

Governador do Paraná arma "ratoeiras" humanas

 

        É público e notório que o governador do Paraná, mais conhecido como "Ratinho Jr." investiu pesado nos últimos meses de 2025, em mídia e publicidades diversas, distribuidas em todo o Paraná e no Brasil. O intuito foi de vender a imagem de "o melhor governador do Paraná e do Brasil em todos os tempos", na verdade sabemos que o verdadeiro motivo era o sonho de uma candidatura a presidente. Não dá pra negar que a atual gestão no Paraná não tenha seus pontos positivos, mas essa idéia de "um grande governador e da melhor gestão" é pura falácia e produto apenas de um grande investimento/gasto em mídias. Poderíamos listar aqui uma lista enorme de mentiras e enganações dessas propagandas. Entre elas o revoltante volume de recursos anunciados a prefeitos do estado que o próprio governador e os próprios prefeitos sabem que não serão na pratica liberados, sobretudo por causa do ano eleitoral no qual já estamos em curso, sendo que, provavelmente boa parte desses recursos sequer existem...

        Entretanto, o que queremos destacar nesta postagem é essa verdadeira "ratoeira humana" que o governador paranaense armou para a população do Paraná e do Brasil, que são essas estradas feitas com cimento/concreto. Embora tenha lá seus beneficios aparentes, como a maior durabilidade, mas é uma verdadeira armadilha para caçar vidas humanas. Na última sexta-feita (09/01) mais um acidente fatal ocorreu, na PR-280, próximo ao trevo do horizonte entre General Carneiro e Palmas, seguramente pelo fato que chovia no momento do acidente,  e a pista, que ao chover forma uma lamina de agua em toda a sua extensão.             Para caminhões e carros pessados, não é problema, mas veículos de passeio passam a andar como se fossem verdadeiros barcos sobre a água, só que com rodas. Sem falar que a pista "convida" a altas velocidades, o que torna a armadilha ainda mais perigosa. Outro detalhe que a noite a sinalização horizontal torna-se péssima, com chuva, praticamente torna a pista invisivel.  Não vamos falar aqui sobre a grande suspeita de super faturamento que houve e está havendo nessas obras, nem no comprovado fato que o concreto desgasta até 20% a mais os pneus de automóveis e caminhões, mas queremos registrar que o número de acidentes, principalmente fatais, com essa nova estrada, tem aumentado significativamente, e vidas, que é o mais importante, tem se perdido muito mais do que na época em que a estrada estava toda deteriorada e esburacada.

        Para queles que aqui possam vir querer defender o "Rato", um desafio, antes de questionar essa postagem, façam uma viagem pelo local (falo da PR-280, entre o trevo do horizonte e Pato Branco), com chuva e a noite. Este editor, na última vez que passou nessa rodovia com chuva, em menos de uma hora, registrou quatro acidentes. Aceita o desafio antes de falar bobagens e depois venha aqui nos contar como foi a esperiência de dirigir a noite com chuva nessa rodovia.