quarta-feira, 2 de março de 2022

Destaque da Câmara de União da Vitória em 2021

Pesquisa do Instituto de Pesquisas Vanguarda, realizada entre os dias 01 e 03 de fevereiro de 2022, aponta os destaques da Câmara de vereadores de União da Vitória.



A pesquisa perguntou sobre o conceito institucional da Câmara (Péssima, ruim, regular, boa e ótima eram as opções) e também pediu para que os entrevistados citassem um destaque positivo e um negativo dos atuais vereadores, tendo como base o primeiro ano dessa legislatura, ou seja, 2021.
Esta publicação, como faz parte de nossos principios editoriais, vai enfatizar os destaques positivos. O conceito institucional da Câmara de União da Vitória é regular no contexto geral, mas ficaria com uma média abaixo do que poderiamos classificar como positivo. Individualmente, todos os vereadores foram citados, tanto como destaques positivos como negativos, porém, os vereadores, por ordem de colocação, Zé Pedro, Cordovan Neto, André Henik, Valdecir Ratko e Tahys Bieberbach foram os que tiveram mais citações positivas do que negativas. Abaixo a nossa análise (leitura da pesquisa) dos motivos que levaram os vereadores citados a receberem mais citações positivas do que negativas.

O vereador Zé Pedro é reconhecidamente o mais experiente da atual legislatura. Não somente por sua formação cultural e pessoal na área profissional onde atua na iniciativa privada, mas também pelo fato de já ter tido a experiência de ter passado pela casa em um outro momento da política União Vitoriense, além de já ter ocupado outros cargos na administração pública e também a evidente capacidade técnica para o cargo, fizeram com que o vereador seja visto realmente como destaque positivo dentro do cotexto da atual legislatura, tendo sido o primeiro mais citado na pesquisa.

O veredor Cordovan Neto sem duvida poderiamos dizer que tem história, filho e neto de reconhecidas lideranças na história política da cidade, o "Neto" como é mais conhecido, vem fazendo um bom trabalho na função mais dificil para um vereador de primeiro mandato, a presidencia da casa. Aliado ao seu desempenho como presidente, "Neto" tem ainda a seu favor uma extensa ficha de bons trabalhos realizados na área do esporte e na liderança da juventude de um significativo percentual. Além disso o vereador tem um carisma conquistado com respeito e educação junto a quase todos os segmentos do município, e com certeza isso fez com que ele obtivesse o segundo melhor indice de citações positivas na pesquisa.

André Henik foi sem duvida a maior supresa advinda das urnas em 2020. Reconhecido pela liderança no grupo de jovens da igreja a qual pertence, André conseguiu surpreender a sua própria liderança.  Era sem duvida uma incógnita entre os vereadores eleitos. Passado um ano, André continua tendo um futuro político questionável, mas através do seu trabalho, humildade e simplicidade vem conquistando o seu espaço. Sua posição de neófito parece que tem feito com que a população olhe para ele como quem merece uma continuidade do voto de confiança lhe dado nas urnas. Fato que fez com que André tenha sido o terceiro mais citado positivamente.

Valdecir Ratko, vereador de terceiro mandato, pode se dizer que é o que teve, dentro das três últimas legislaturas, o que mais soube manter o seu foco no seu principal eleitorado. Extremanete carismático junto ao público da terceira idade, Ratko sem duvida surpreendeu na sua primeira reeleição em 2016 e ainda mais em 2020.  Dedicado ao seu publico alvo, o vereador, surpreendentemente vem conseguido manter um bom nível de apoio popular, principalmente porque ninguém (adversários e concorrentes nas eleições) ousa atacar ou questionar um público tão amável e simpático como o da terceira idade, o que fez e faz com que Valdecir Ratko tenha sido o quarto mais citado positivamente na pesquisa.

Tahys Bieberbach, também foi uma das grandes surpresas das urnas, pois a aposta da esquerda União Vitoriense com certeza não era a Tahys. Passado um ano da eleição Thays continua surpreendendo, sendo hoje considerada por muitos, a maior liderança da esquerda local, desbancando inclusive o ex-prefeito e ex-deputado Pedro Ivo.  Seus posicionamentos na Câmara podem ser questionaveis no contexto geral, mas ela se demonstra extremamente coerente com seu publico e eleitorado, fato que com certeza justifica a aprovação do eleitor petista e com certeza justifica o alto indice de citações positivas que a vereadora recebeu na pesquisa, ficando em quinto lugar no geral e superando oito dos demais vereadores da casa.