quinta-feira, 9 de março de 2023

Vereadores de Bituruna "choram de barriga cheia"

 Bituruna é um canteiro de obras

    

    A expressão usada no título acima é bastante comum na região sul para definir alguém que reclama injustamente de uma causa ou situação. "Chorar de barriga cheia" é querer sempre mais quando já se tem o bastante ou sobrando.

        Se comparada com a maioria das cidades paranaenses, principalmente as de pequeno porte, e todas as demais da micro região de União da Vitória, Bituruna vive um momento impar, o qual é ivejado por quase todas as populações das cidades vizinhas.

        O município vive nesses últimos dois anos, e tem previsão de aumentar ainda mais, um verdadeiro canteiro de obras. As reclamações são com os transtornos naturais que as obras causam, mas motivos reais de comemoração por receber obras há muitos anos sonhadas. E não são somente obras, programas nas mais diversas áreas também estão sendo implementados todos os meses. O último anunciado pela administração municipal e enviado para aprovação da Câmara foi mais um programa social, denominado de "Bolsa família Biturunense".

        Os vereadores promoveram um debate acalorado sobre o tema, provocado pelos dois vereadores de oposição que questionaram o regime de urgência na aprovação e por alguns detalhes na redação do projeto. Na verdade, nos parece que a oposição não se conforma de ver a cada semana a população Biturunense recebendo novos benefícios, obras, equipamentos e programas. Os vereadores da base também aproveitaram para pedir ainda mais beneficios para a população, mas no caso desses (vereadores de situação) configura-se nitidamente o "clichê" do título acima, porém, nesse caso aceitável, pois para o bem de Bituruna, "quanto mais melhor".

        E ainda extra-oficialmente, vem muito mais por ai. Um novo e almejado hospital, a restauração e ampliação do complexo da santa Bárbara, viadutos/trincheira no acesso de alguns bairros, muitas ruas asfaltadas, e por aí vai...