sábado, 25 de novembro de 2023

Black Fraude

 Tudo pela metade do dobro

        Mais um ano o comércio brasileiro, em sua grande maioria, salvo raríssimas exceções, continua enganando o povo brasileiro, pois a grande maioria vão estender por vários dias a chamada "black friday", pois trata-se de uma farsa mesmo, e os descontos são pra "inglês ver".   Onde estão os órgãos de fiscalização, principalmente o PROCON? Sabe se lá...  A verdade é que os descontos são em grande maioria ficticios. Aumentam, dobram e até triplicam o valor e depois oferecem descontos que chegam a 70%, quando na verdade estão vendendo por preços normais e as vezes até maiores que os preços antes praticados. A imagem acima representa bem o que representa a black friday (Fraude) brasileira.  Essa suposta campanha é ainda mais ridicula quando se trata dos supermercados em geral, onde utilizam a prática de supostos descontos o ano inteiro e apenas tentam incrementar suas campanhas publicitárias nesses dias, em nada mudando suas práticas rotineiras.

        O segmento de confecções, o que mais adere a essas campanhas, é o que mais engana seus clientes e consumidores em geral e é o que mais pratica a publicidade enganosa. Algumas lojas não prestam nem mesmo ao serviço de realmente mudar suas etiquetas. Aumentam discaradamente o valor de suas mercadorias, e chamam de preço promocional o preço normal antes praticado. Em muitos casos, como o da imagem acima, vendem como se fosse promoção, mercadorias com preços superiores aos antes praticados, confiando na ingenuidade dos consumidores que pensam estar levando alguma vantagm.

        Se não houve fiscalização prévia, o PROCON poderia pelo menos buscar punir os que efetivamente enganaram a população mais uma vez, usando as mesmas regras para as mídias enganadoras.