sexta-feira, 29 de dezembro de 2023

Planejamento, exageros e penetras...

Não estrague a festa

        Estamos chegando ao final de mais um ano, momento especial de celebração. É tempo de festa, alegria, de regozijo, de sentimentos que muitas pessoas não disfrutam em sua vida.  Por isso, quero compartilhar alguns segredos para que este tempo de festa não dê lugar à muita tristeza. Vejamos o exemplo das Bodas de Caná (Jo:2).  Esse casamento foi marcado por frustração, decepção e vergonha, pois havia acabado o vinho; e este elemento era fundamental na cultura judáica, não podia faltar. Vamos meditar sobre quatro pontos importantes que este episódio do casamento nos traz e pode servir de lição para que a nossa festa e felicidade não acabe antes da hora.
O primeiro ponto é que fez com que o vinho acabasse antes da hora foi por falta de planejamento, um problema atual e constante no nosso dia a dia. Precisamos aprender a desenolver o hábito de planejar, e isso significa pensar com antecedência. Muitos são os que veem a alegria acabar por não se programarem ou por projetarem mal. Siga a orientação de Jesus que está em Lucas 14-28/32 Nessa parábola Ele enfatizou a consequência da falta de planejamento, “pois qual de vós, querendo edificar uma torre, não assenta primeiro a fazer a conta dos gastos? Para que não aconteça que, depois de postos os alicerces, e não podendo acabar, os que virem comecem a escarnecer”...  Você almeja posição melhor? Quer casar-se? Deseja melhorar financeiramente? Anseia ser usado por Deus? Então planeje-se! Não termine com a festa antes do tempo.

O segundo ponto que pode ter levado ao fim do vinho e acabado antes do tempo, foi o exagero. É isso mesmo. Exageraram! Todo excesso e radicalismo e atitudes extremas geram prejuizos e podem levar a perda da paz e o fim da alegria. Jesus nos mostra que precisamos ser sóbrios e equilibrados. A Bíblia é clara e diz que Deus não nos deu o espírito de temor, mas de fortaleza, de amor e moderação (2 Timóteo 1-7)  

O terceiro ponto que pode ter levado ao fim do vinho - o fim da alegria - foi permitir a entrada de não convidados. Isso mesmo, os famosos “penetras” tem acabado com a alegria de muitas festas e vidas. Eles se aproximam e minam o prazer, a força, o ânimo e transformam festas em funerais. Estejamos atentos a quem permitimos participar de nossas festas - da nossa vida -. Pare e pense naquilo que tem terminado com as suas festas antes da hora: um relacionamento, ensinos, musicas, ambientes, novelas, sentimentos. Não permita que penetras estraguem a sua festa.

Agora o quarto ponto e mais importante: para que a festa não termine em desastre total, como parecia ser o destino das Bodas de Caná, precisamos um convidado especial, Jesus. Com ele na festa não significa que não haverá problemas, mas significa que Ele pode transformar tudo para melhor, no melhor vinho, na melhor alegria!  

Aproveite o final de ano e planeje muito bem quem você vai convidar para sua festa e para sua  vida em 2024. Cuidado com os exageros e não permita penetras. Deus o abençôe ricamente.