domingo, 4 de fevereiro de 2024

Trânsito de Francisco Beltrão - O pior de nossa gente

Pesquisa realizada pelo Instituto de Pesquisas Vanguarda em 2022 e repetida recentemente, mostra com clareza que a população beltronense, tanto motoristas quanto pedestres, consideram o trânsito uma da piores coisas da cidade. Foram 78%, no último levantamento que consideram o trânsito e temas relacionados a ele, como por exemplo a questão da acessibilidade, como as piores coisa da cidade e que estão visiveis aos olhos de toda a comunidade e também do poder publico.

O maior dos problemas é constatado no fato de que o anel central da cidade não teve nenhum projeto de melhoria da fluidez no trânsito desde a década de 80.  A única coisa que foi feita, desde que a Av. Julio Assis Cavalheiro foi remodelada e divida com um canteiro central, fato que teve como unico benefício a questão estética do anel central, pois apenas afunilou e reduziu a mobilidade do trânsito, foi a transformação de algumas vias em “mão única”, como o caso da Rua Curitiba e mais algumas.

Fica claro que faltou e ainda falta visão de futuro para quem vem administrando a cidade quando o assunto é trânsito e mobilidade urbana. Não temos distribuição de trânsito, ao contrário, tudo se afunila na avenida principal. Não temos vias rápidas para nenhuma das regiões da cidade, ao contrário, vias como a av. União da Vitória, Porto Alegre, General Osório e a própria Romeu Lauro Werlang, entre outras, são vias cada vez mais movimentadas e mais lentas, dificeis de serem acessadas e perigosas, tanto para motoristas, ciclistas, motociclistas e pedestres. É verdade também que nem a pavimentação dessas ruas tem colaborado muito, pois estão se deteriorando cada vez mais rapidamente a cada revitalização e/ou recapeamento.

Enfim, tudo isso acarreta em falta de paciência e muita ansiedade de nossos motoristas, motociclistas e pedestres; fazendo com que a afirmação de que o trânsito é realmente o pior de nossa cidade e de nossa gente, uma citação absolutamente verdadeira, basta para tal confirmação uma pequena averiguação diária nos registros de acidentes e incidentes nas principais ruas da cidade.