domingo, 29 de junho de 2025

29/junho a 05/julho - Conjunturas e Conjecturas políticas

 

        Para início, uma breve explicação aos possíveis desavisados, que conjunturas são baseadas em momentos e circunstâncias reais (fatos) e concretas. Já conjecturas diz respeito a suposições, hipotéses ou opiniões (possivel boato) daquilo que pode ou não a vir ser confirmado. É bom deixar claro, que assim como os termos, as situações também podem ser confundidas ou até mesmo serem mistas, dependendo da interpretação de cada escritor ou leitor. Dito isso, a partir desta semana que hoje (29/06) se inicia, vamos publicar semanalmente esse quadro "FATOS OU BOATOS", sobre o qual abrimos desde já a possibilidade de sujestões e participações de todos os nossos leitores.


1-  UNIÃO DA VITÓRIA  X  FRANCISCO BELTRÃO - Seguidamente temos feito comparações entre essas duas cidades polos do Paraná. Agora encontramos um ponto em comum, as duas tem novas administrações, entretanto o que as une nesse momento, é que em ambos os casos, com seis meses de governo, as duas administrações se mostram extremamente decepcionantes. Tanto Ari Carneiro, quanto Antonio Pedron já são considerados "cartas fora do baralho" para a reeleição em 2028, mas logicamente que isso são boatos, mas é fato que ambos começaram muito mal as suas gestões.


2- PORTO VITÓRIA - Já o Prefeito Fabiano Glaab, depois de ter começado muito bem seus primeiros dias de mandato, agora com seis meses, consolida um fato, sua admnistração ficará marcada na história do município pelo enganjamento e trabalho árduo, o que tem gerado muitos frutos positivos e promete ainda muito mais para o futuro da população Porto Vitoriense. Fabiano é uma "grata surpresa" regional, isso é um fato...


3- RESERVA DO IGUAÇU - Aqui, parece que a campanha para a sucessão do Prefeito Vitório, já começou. O atual vice e alguns vereadores já estão com as "manguinhas" de fora e disputando cada metro de espaço nas festas e eventos. Isso não vai dar certo pessoal... é preciso primeiro pensar em atender os anseios da população que foram criados em 2024


4- BATALHA MAIS PRÓXIMA - Seja nas cidades acima ou nas demais, a batalha mais próxima será em 2026, quando vamos escolher o novo presidente, governador, senadores e deputados. Com certeza a população estará atenda as escolhas e a quem as lideranças municipais vão defender e pedir os seus votos. Escolhas erradas em 2026 pode ser fatal para as pretensões de 2028.

                Até a proxima semana (Paulo Lemos), o editor.