Missão liderada pelo prefeito Rodrigo Rossoni e pelo vice Deco Coloda abre novas possibilidades comerciais e tecnológicas para o município
O retorno da comitiva de Bituruna da missão oficial à China trouxe perspectivas promissoras para o desenvolvimento econômico do município. Segundo o prefeito Rodrigo Rossoni, que viajou acompanhado do vice-prefeito Deco Coloda, as agendas cumpridas no país asiático resultaram em oportunidades de parcerias comerciais, inovação no aproveitamento de produtos locais e alternativas vantajosas para a aquisição de maquinários e veículos.
FORÇA DAS ARAUCÁRIAS - Durante a visita, o Projeto Força das Araucárias – iniciativa voltada produção do pinhão com araucárias clonadas – chamou a atenção de investidores chineses. “Apresentamos o projeto por meio de um material gráfico todo em mandarim, o que facilitou o entendimento e surpreendeu os interlocutores”, destacou o prefeito. Segundo ele, os chineses demonstraram crescente interesse no consumo do pinhão, e há potencial para investimentos na industrialização do produto diretamente em Bituruna, como a produção da farinha de pinhão, que pode ser utilizada na merenda escolar por seu alto valor nutritivo.
ERVA-MATE – Outro produto que despertou interesse foi a erva-mate. Rossoni buscou novas tecnologias de beneficiamento para ampliar o leque de comercialização do produto.
ECONOMIA – Um dos principais legados da missão, no entanto, pode estar na economia de recursos públicos. A Prefeitura de Bituruna iniciou tratativas com fornecedores chineses para a possível importação de equipamentos, máquinas e veículos. O Dr. Alex Stratman Cordeiro, que integrou a missão, está com a incumbência de encontrar os meios jurídicos adequados para viabilizar novas aquisições.
