quinta-feira, 6 de maio de 2021

Redes sociais, ajudam ou atrapalham? na busca dos jovens por um lugar no mercado de trabalho

Um detalhe pode fazer a diferença na sua contratação, ou eliminá-lo precocemente da disputa pela vaga!



        O número de vagas de emprego, em algumas cidades, é superior a demanda existente por elas. Então porque a grande maioria não consegue, ou demora muito tempo, para consquistar o tão sonhado ingresso ou relocação no mercado de trabalho?
        Alguns detalhes podem estar fazendo a grande diferença, entre eles, um dos principais é a relação que os candidatos tem com as suas redes sociais, que podem ser aliadas ou inimigas na hora de conquistar a vaga. Outro detalhe importante é a qualidade, desde a apresentação até o conteúdo dos curriculos apresentados pelos candidatos.  Esses dois fatores juntos, estão eliminando muitos bons e capacitados candidatos as melhores vagas no mercado de trabalho da atualidade. A qualificação ainda é fundamental, porém apenas estar preparado não basta, principalmente se os recrutadores não conseguirem identificar essa qualificação ou pior, perceberem fatos ou detalhes negativos no candidato antes mesmo de chegar o momento de conferir a qualificação.

        As redes sociais podem ser aliadas na conquista da almejada vaga, mas podem eliminar precocemente bons candidatos. Muitos jovens não tem a preocupação em construir uma imagem positiva e séria em seus perfis nas rede sociais, esquecendo-se de que eles certamente serão consultados na hora de serem avaliados pelos departamentos de RH das empresas.  Uma foto, uma frase ou um post podem pesar muito na hora da escolha do empregador. Portanto se você está nessa batalha por um lugar no mercado de trabalho, um dos primeiros passos é rever suas redes sociais, pois lembre-se, as redes sociais podem te transformar naquilo que você não é, mas o empregador pode ter nelas a sua primeira impressão a teu respeito. Seja inteligente e use-as a seu favor, não contra.  Abaixo algumas dicas de como conduzir o teu perfil nas redes sociais e algumas dicas de como produzir um bom curriculo.

Dicas para seu perfil:
1- Mantenha sempre atualizado, inclusive suas fotos.
2- Faça postagens com frequência periódica
3- Compartilhe e produza apenas conteúdos verdadeiros e positivos
4- Evite postagens pessoais cotidianas e principalmente banais
5- Postagens pessoais, apenas de eventos importantes. Ex: Formatura, eventos familiares, etc...
6- Não envolva-se em discussões e polêmicas
7- Não assuma "bandeiras" alheias, apenas aquelas de interesse concensual da comunidade a que pertence...

Dicas para seu curriculo:
        O currículo é a primeira impressão que uma empresa terá de você. Por isso é preciso ter todo o cuidado e atenção para montar o seu. Evitar problemas como erros de português e colocar informações em excesso são importantes para que você seja visto com bons olhos pelo departamento de recursos humanos. Confira as dicas abaixo:

1. Formate-o de maneira inteligente Seu currículo deve ser bem escrito, ter as informações bem organizadas e um design simples. O ideal é que as margens usadas sejam amplas, a fonte do texto limpa e que o negrito e itálico sejam usados de maneira seletiva. 

2. Deixe as informações pessoais claras Logo no início do currículo, coloque dados pessoais - nome, endereço, telefone e e-mail, idade e estado civil - atualizados para que o recrutador tenha acesso rápido a eles. Não é necessário incluir documentos no currículo, pois eles serão solicitados apenas se o candidato for contratado.

3. Reforce suas qualidades e pontos fortes É importante que você ressalte suas características positivas, mas da forma certa: em vez de criar uma lista com todas, o que as pessoas normalmente fazem, tente conectá-las com suas experiências profissionais, apontando como colaboraram para sua carreira.

4. Liste as experiências profissionais mais recentes Dados como a data de admissão e saída, nome da empresa e cargo devem ser citados. Fale sobre sua experiência, realizações e projetos brevemente, ressaltando as metas atingidas.

5. Seja sincero Não minta em seu currículo, independentemente do quão seja necessário. Essa é uma atitude antiética e que normalmente acaba sendo descoberta pelos departamentos - e, quando descobertas, podem arruinar sua credibilidade...

6. Seja objetivo Embora o tamanho ideal de um currículo seja discutível, empregadores e especialistas em recrutamento dizem que é o ideal é que tenha no máximo uma ou duas páginas. "Basta ter em mente que, toda a informação necessária esteja contemplada.

7. Faça uma revisão antes de enviar Peça para algum amigo mais experiente fazer uma revisão de seu currículo, apontando possíveis deslizes de português ou digitação.